P-D-CA - DO / FAZER

Se você chegou aqui, é porquê já tem um planejamento bem elaborado. Se não tem, volte no passo 1 desse processo.

... Do = Fazer

Esse item, nem merece tanta atenção, correto? Afinal, todos já sabem o que deve ser feito, quem fará e até quando fará.

Infelizmente não é tão correto e merece sim nossa atenção. Aqui envolve coisas além do planejado e que nunca é comentado. O fazer demonstra quem a empresa de fato é. Se falamos que o PDCA pode ser gerido de forma macro ou micro em uma empresa, logo podemos notar, que dependendo da área que ele estiver atuando ele terá relação direta com a imagem da empresa, então não é só o fazer que é importante e sim o "como fazer".
Nessa etapa do processo, temos que executar o que está planejado, mas o planejado, nem sempre vai tão a fundo e diz como deve ser feito. Se for um processo de produção é simples, não deve haver muitas formas de se fazer um refrigerante e em uma linha de produção já pronta, mas se for na prestação de serviço isso muda.

Imagine um restaurante, onde foi planejado rodar um PDCA no atendimento ao cliente e na fase de planejamento foi definido que precisaria melhorar a velocidade da entrega das refeições na mesa. Se nessa etapa não foi bem escrito o "como fazer" as pessoas envolvidas, podem sanar o problema de tempo, acelerando o atendimento, correndo com os garçons e acabarem por esquecer que o carro chefe desse restaurante é justamente a cordialidade e contato pessoal entre clientes e garçons, e ai, resolve-se um problema e cria-se outro.

Por isso, é importante que o fazer, seja supervisionado por pessoas que conhecem a cultura da empresa e não deixaram "fazer" de qualquer forma, e sim, sempre alinhados com essa cultura pré-definida (quando a empresa tem isso, para saber como definir uma cultura leia aqui).

Isso que adoro na administração, a filosofia dos detalhes. Existem excelentes negociadores e  organizadores no mundo, mas administradores não. Muito complicado pensar nos riscos de pequenas mudanças mal estruturadas, mas agora, você vai pensar.

Após feito o que se foi planejado é hora de checar.

Aprofunde-se abaixo:

INTRODUÇÃO PDCA
P-DCA - PLAN / PLANEJAR
P-D-CA - DO / FAZER (você está aqui)
PD-C-A - CHECK / CONTROLAR
PDC-A - ACT / AGIR (CORRIGIR)
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