PDCA (Plan, Do, Check and Act) na prática

Ciclo PDCA, cuja as siglas em português podemos adaptar para Planejar, Fazer (Do), Controlar e Atualizar, é algo comum para quem estudou administração em algum momento. Diferentemente do PODC que já falamos anteriormente, que é a função do administrador e que deve ser bem pensado antes mesmo de se começar uma empresa, o PDCA é uma ferramenta que usamos para melhorar um processo, produto e etc.


Quando criado, o PDCA tinha a função de cuidar do controle de qualidade, mas se você refletir um pouco, pode ver que sempre de um ciclo, você encontra outros e a tarefa de um administrador é colocar as pessoas certas para gerir esses ciclos.

Imagine uma prestadora de serviço de limpeza. Ela cria um ciclo PDCA para atender o cliente, o ciclo consiste em planejar, olhando o espaço e estipulando o gasto de material, executar (do) o serviço, controlar o tempo que demora para nova limpeza e atualizar, ou seja, refazer a limpeza novamente quando necessário. Essa mesma empresa, precisa fazer outro ciclo PDCA para executar um processo de compra de material que é uma etapa do ciclo anterior, depois precisa de outro ciclo PDCA para repor os empregados que executaram a tarefa e etc. Espero que a esse ponto você tenha notado que não existe um ciclo por empresa e sim um ciclo por processo que deseja resolver.

Nos próximos artigos, falaremos de cada item do ciclo PDCA para que você entenda melhor como utilizar essa ferramente para melhorar processo, qualidade, produtividade entre outros problemas que pode encontrar no seu dia a dia.

Em uma empresa de serviço, o ciclo PDCA é extremamente importante, pois ela vive de processos que podem se perder facilmente, já que cada serviço corre o risco de ser diferente, uma vez que é feito por pessoas (ao contrário de uma linha de produção não costuma mudar) e isso faz com que o administrador tenha a necessidade de ter bem claro todos os ciclos da empresa e coordená-los para que tudo funcione perfeitamente.

Aprofunde-se abaixo:

P-DCA - PLAN / PLANEJAR
P-D-CA - DO / FAZER
PD-C-A - CHECK / CHECAGEM
PDC-A - ACT / AGIR (CORRIGIR)
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »