PODC - Para uma prestadora de serviço (Parte 1)

O que é o PODC?

PODC não é o PDCA primeiramente. Muito parecido sim, concordo, mas sua definição provém de outro lugar com outro objetivo.

PODC, nada mais é do que, a definição resumida da tarefa do administrador, muito bem explicado por Chiavenato no meu primeiro livro de administração (Iniciação à Administração Geral) onde ele conceitua as tarefas do administrador como: 
Planejar o futuro, definindo objetivos e traçando planos de ação para alcançá-los.
Organização, significa estruturar a empresa em quesitos de distribuição de autoridades e cargos para cuidar dos recursos da empresa (aqui entende-se todos os tipos de recursos), bem como criar regras e regulamentos da empresa.
Direção, que é o ato de orientar e liderar o pessoal para o alcance dos objetivos, criando portanto, os meios de comunicação.
Controle, que é verificar e avaliar se o que foi planejado e organizado foi executado adequadamente.

Sendo assim, todo administrador, tem como premissa o PODC em sua tarefa primária. Se o administrador está perdido em um dos itens, seja lá qual for, ele não é mais o administrador, ele foi "organizado" ou sem perceber se "organizou" em um cargo que não é o de administrador, pois a função do administrador é mais ampla, é gerencial, é fazer tudo acontecer. Estamos falando aqui de diretores gerais, os chamados presidentes, esses devem ter o PODC em mente e muitas vezes o tem sem perceber. 

E o que é o PDCA?

PDCA, é muito parecido com o PODC, mas foi criado com intuito maior de gerenciar processos. Ele tem praticamente a mesma definição, veja a imagem e tudo ficará claro o que é o PDCA e por que é tão parecido com o PODC.

Não digo que é a mesma coisa escrita de forma diferente como muitos dizem, pois o PODC foi uma explicação das funções do administrador, o organizar do PODC deixa muito claro que uma das funções é criar cargos e órgãos, estamos pensando no processo global, já o PDCA está focado em criar todo o PODC dentro de um processo ou projeto específico, analisando os resultados dele e melhorando-o internamente e infinitamente se preciso. PDCA está mais preocupado com a qualidade de um processo, produto ou serviço. Em breve explicarei como utilizar a ferramenta poderosa que é o PDCA em um processo, mas aqui agora, veremos o princípio, como deve ser o PLANEJAMENTO, a ORGANIZAÇÃO, a DIREÇÃO e por fim o CONTROLE de uma empresa de serviço, por onde um diretor ou um proprietário de uma empresa deve começar organizar sua empresa, do ponto de vista de que ela é diferente de uma produtora de seja lá o que for.

Utilizando o PODC na sua empresa de serviços

Nesse post, o importante é abrir sua mente para esse conceito. Parece simples, mas deve ser digerido com calma. Os empresários que falham de cara são aqueles que não tem isso como uma verdade, e acabam atropelando tudo, outras empresas, já formadas, também esquecem disso e passam a trabalhar sem planejamento, deixando a maré guiá-las e um dia isso se torna um pesadelo, pois como diz o ditado "pra quem não sabe aonde vai, todo caminho serve".

No próximo post irei definir o planejamento e dizer as premissas de um planejamento de uma empresa de serviços. Não é tudo igual como muitos pensam, se eu um dia quiser montar uma fábrica de chocolate no Alaska, talvez começaria meu planejamento analisando como trazer a matéria prima, se é viável ou não e ai criar um preço com base nos custos e por ai criar meu plano de negócio. Por outro lado se eu vou fazer um chocolate e entregar na casa das pessoas como um serviço diferenciado, talvez eu começaria estudando se meu cliente gostaria disso, se teria mão de obra pra isso e etc. Então, no próximo post analisaremos o Planejamento e como fazê-lo e onde se focar, darei conceitos importantes e teóricos que em suas mãos podem se tornar ferramentas para começar ou até mesmo reestruturar sua empresa, pois o mercado está cheio de empresas que estão dando certo, mas poderiam dar mais que certo, pois não tiveram planejamento e hoje não tem identidade, mesmo porque o que está dando certo hoje não quer dizer que dará amanhã, tudo dependerá de como está o planejamento da empresa. Já tem o planejamento da sua empresa para os próximos 5 anos? E para os próximos 10? Não? Pois bem, o Google essa empresa ao qual permite que hoje eu lhe escreva, tem planos para os próximos 200 anos, parece exagero, mas eles trabalham com tecnologia, prever o futuro é missão deles para se manterem no mercado.

Se entender um pouco de inglês, veja o vídeo abaixo sobre o planejamento do Linkedin para os próximos 10 anos, para ver que sim, é possível e mais que isso, é necessário.


Abraço e espero que tenham aprendido um pouco hoje. Estou sempre aberto para seus e-mails de sugestão e feedbacks. Caso queira se aprofundar me contate e veremos o que pode ser feito.

Caso queira ver mais posts ainda sobre esse tema, clique abaixo:
Introdução (Parte 1 você está nesse)
Planejamento (Parte 2)
Organização (Parte 3)
Direção (Parte 4)
Controle (Parte 5 Final)
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